As características da Gramática Gerativa de Chomsky incluem:
Hipótese da gramática universal: A Gramática Gerativa postula que todas as línguas humanas compartilham uma gramática universal, que é a base da capacidade inata da linguagem.
Estrutura profunda e estrutura superficial: A Gramática Gerativa distingue entre a estrutura profunda e a estrutura superficial da linguagem. A estrutura profunda é a representação mental da linguagem, enquanto a estrutura superficial é a forma como a linguagem é expressa.
Regras de transformação: A Gramática Gerativa postula a existência de regras de transformação, que transformam a estrutura profunda em estrutura superficial. Essas regras permitem que a mesma estrutura profunda seja expressa de maneiras diferentes em diferentes línguas.
Linguagem como sistema generativo: A Gramática Gerativa concebe a linguagem como um sistema generativo, ou seja, capaz de gerar um número infinito de frases a partir de um número limitado de regras.
Competência linguística vs. performance linguística: A Gramática Gerativa distingue entre a competência linguística, que é o conhecimento da gramática mental, e a performance linguística, que é a habilidade de usar a linguagem em situações concretas de comunicação.
Em resumo, a Gramática Gerativa de Chomsky é uma teoria linguística que postula a existência de uma gramática universal inata que governa a estrutura da linguagem. Essa teoria propõe que a linguagem é um sistema generativo capaz de gerar um número infinito de frases a partir de um número limitado de regras, e distingue entre a competência linguística e a performance linguística.
A teoria behaviorista da linguagem de Skinner é uma abordagem psicológica que se concentra no comportamento verbal. Essa teoria propõe que a linguagem é um comportamento aprendido, e que pode ser explicado em termos de estímulos e respostas.
As características da teoria behaviorista da linguagem de Skinner incluem:
Aprendizagem por reforço: De acordo com a teoria behaviorista, a aprendizagem da linguagem ocorre por meio do reforço, ou seja, quando uma resposta verbal é seguida por uma consequência positiva, como uma recompensa, o comportamento é reforçado e é mais provável que seja repetido.
Condicionamento operante: A teoria behaviorista propõe que a linguagem é aprendida por meio do condicionamento operante, que envolve a associação entre um comportamento e suas consequências. Quando um comportamento verbal produz uma consequência positiva, o comportamento é fortalecido, enquanto uma consequência negativa enfraquece o comportamento.
Respostas linguísticas: A teoria behaviorista identifica as respostas verbais como as unidades básicas da linguagem. Essas respostas são modeladas e reforçadas por meio da interação social e da exposição a modelos de fala.
Ausência de estruturas mentais: A teoria behaviorista rejeita a ideia de que a linguagem é governada por estruturas mentais inatas, como proposto pela Gramática Gerativa de Chomsky. Em vez disso, a teoria behaviorista enfatiza a importância do ambiente e da aprendizagem por experiência na aquisição da linguagem.
Contexto social: A teoria behaviorista destaca a importância do contexto social na aprendizagem da linguagem, e propõe que a interação social e o feedback dos falantes mais experientes são essenciais para o desenvolvimento da linguagem.
Em resumo, a teoria behaviorista da linguagem de Skinner propõe que a linguagem é aprendida por meio do reforço e da associação entre comportamentos verbais e suas consequências. Essa teoria enfatiza a importância da interação social e do contexto social na aprendizagem da linguagem, e rejeita a ideia de estruturas mentais inatas na gramática da linguagem.
*O condicionamento operante é um tipo de aprendizagem que ocorre quando o comportamento de um indivíduo é modificado pela consequência que ele recebe após executar determinada ação. Essa teoria foi proposta pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner, e se baseia na ideia de que o comportamento é moldado pelas consequências que o seguem.
No condicionamento operante, um comportamento é associado a uma consequência específica, que pode ser positiva ou negativa. Quando um comportamento é seguido por uma consequência positiva, é mais provável que o comportamento seja repetido no futuro
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