O subjuntivo em espanhol

 O subjuntivo em espanhol é um modo verbal usado para expressar dúvida, desejo, emoção, incerteza, possibilidade, entre outros estados subjetivos. Ele é frequentemente utilizado em situações em que a ação expressa não é vista como certa ou factual, mas como algo mais subjetivo, hipotético ou desejado. Aqui estão algumas explicações e exemplos:

1.    Expressar Desejo ou Pedido:

·         Quiero que tú estudies más. (Eu quero que você estude mais.)

·         Ojalá que ella venga a la fiesta. (Tomara que ela venha à festa.)

2.    Expressar Dúvida ou Incerteza:

·         No creo que él tenga razón. (Eu não acredito que ele tenha razão.)

·         Tal vez ella vaya al cine. (Talvez ela vá ao cinema.)

3.    Expressar Condição ou Hipótese:

·         Si yo fuera rico, viajaría por el mundo. (Se eu fosse rico, viajaria pelo mundo.)

·         En caso de que llueva, lleva un paraguas. (Caso chova, leve um guarda-chuva.)

4.    Expressar Emoções e Sentimentos:

·         Me alegra que hayas venido. (Fico feliz que você tenha vindo.)

·         Siento que no puedas venir. (Sinto que você não possa vir.)

 5.    Expressar Conselho ou Recomendação:

·         Es mejor que tú estudies para el examen. (É melhor que você estude para a prova.)

·         Te aconsejo que hables con él. (Eu aconselho que você fale com ele.)

6.    Expressar Julgamento ou Opinião:

·         Es bueno que practiques deportes. (É bom que você pratique esportes.)

·         No es justo que ella tenga que hacer todo el trabajo. (Não é justo que ela tenha que fazer todo o trabalho.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário