Os particípios irregulares em francês

Os particípios irregulares em francês são formas verbais que não seguem as regras padrão de formação dos particípios passados. Enquanto a maioria dos verbos segue padrões previsíveis para formar o particípio passado, alguns verbos têm formas irregulares que precisam ser memorizadas. Esses particípios são essenciais para construir tempos compostos, como o passé composé. 


Aqui temos uma lista deos particípios irregulares em francês e suas traduções:

  1. Être (ser/estar) - Participe passado: été - Tradução: sido/estado
  2. Avoir (ter) - Participe passado: eu - Tradução: tido
  3. Faire (fazer) - Participe passado: fait - Tradução: feito
  4. Prendre (pegar) - Participe passado: pris - Tradução: pegado
  5. Mettre (colocar) - Participe passado: mis - Tradução: posto
  6. Voir (ver) - Participe passado: vu - Tradução: visto
  7. Comprendre (entender/compreender) - Participe passado: compris - Tradução: compreendido
  8. Boire (beber) - Participe passado: bu - Tradução: bebido
  9. Connaître (conhecer) - Participe passado: connu - Tradução: conhecido
  10. Dire (dizer) - Participe passado: dit - Tradução: dito
  11. Lire (ler) - Participe passado: lu - Tradução: lido
  12. Écrire (escrever) - Participe passado: écrit - Tradução: escrito
  13. Prendre (tomar) - Participe passado: pris - Tradução: tomado
  14. Ouvrir (abrir) - Participe passado: ouvert - Tradução: aberto
  15. Mourir (morrer) - Participe passado: mort - Tradução: morrido
  16. Recevoir (receber) - Participe passado: reçu - Tradução: recebido
  17. Devoir (dever) - Participe passado: dû - Tradução: devolvido
  18. Pouvoir (poder) - Participe passado: pu - Tradução: podido
  19. Vouloir (querer) - Participe passado: voulu - Tradução: querido
  20. Savoir (saber) - Participe passado: su - Tradução: sabido
  21. Croire (acreditar) - Participe passado: cru - Tradução: acreditado
  22. Vaincre (vencer) - Participe passado: vaincu - Tradução: vencido
  23. Éteindre (apagar) - Participe passado: éteint - Tradução: apagado
  24. Tenir (segurar) - Participe passado: tenu - Tradução: segurado
  25. Rire (rir) - Participe passado: ri - Tradução: rido
Exemplos sobre o uso dos particípios irregulares em francês:
  1. J'ai été surpris par la beauté du paysage. (Eu fui surpreendido pela beleza da paisagem.)
  2. Elle a eu une excellente idée pour le projet. (Ela teve uma excelente ideia para o projeto.)
  3. Ils ont fait un gâteau délicieux pour l'anniversaire. (Eles fizeram um bolo delicioso para o aniversário.)
  4. J'ai pris le train pour me rendre à la réunion. (Eu peguei o trem para ir à reunião.)
  5. Elle a mis sa robe préférée pour la soirée. (Ela colocou seu vestido favorito para a festa.)
  6. J'ai vu ce film il y a quelques jours. (Eu vi esse filme alguns dias atrás.)
  7. Ils ont compris la leçon après quelques explications. (Eles entenderam a lição após algumas explicações.)
  8. J'ai bu du thé chaud pour me réchauffer. (Eu bebi chá quente para me aquecer.)
  9. Nous avons connu des difficultés lors de notre voyage. (Nós conhecemos dificuldades durante nossa viagem.)
  10. Il a dit qu'il viendrait nous rendre visite demain. (Ele disse que viria nos visitar amanhã.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário