Expressar rotinas em francês

Expressar rotinas em francês envolve o uso de diferentes tempos verbais e vocabulário específico para descrever atividades diárias ou regulares. Aqui estão algumas frases e estruturas que podem ajudar:

Verbos no Presente:

  • Je me lève à 7 heures. (Eu acordo às 7 horas.)
  • Je prends le petit-déjeuner à 7h30. (Eu tomo café da manhã às 7h30.)
  • Je vais au travail à 8 heures. (Eu vou ao trabalho às 8 horas.)
  • Je rentre à la maison à 18 heures. (Eu volto para casa às 18 horas.)
  • Je dîne vers 20 heures. (Eu janto por volta das 20 horas.)
  • Je me couche à 23 heures. (Eu vou dormir às 23 horas.

Adverbs de Fréquence:

  • Tous les jours (Todos os dias)
  • Souvent (Frequentemente)
  • Parfois (Às vezes)
  • Rarement (Raramente)
  • Jamais (Nunca)

Exemplo:

Je vais au gymnase trois fois par semaine. (Eu vou à academia três vezes por semana.)

Verbos pronominais:

  • Je me brosse les dents. (Eu escovo os dentes.)
  • Tu te laves les mains. (Você lava as mãos.)
  • Il/elle se prépare pour le travail. (Ele/ela se prepara para o trabalho.)

Tempo Futuro com "Aller":

  • Demain, je vais faire les courses. (Amanhã, vou fazer as compras.)
  • Samedi prochain, nous allons sortir avec des amis. (Sábado que vem, nós vamos sair com amigos.)

Verbos no Passé Composé:

  • Hier, j'ai nettoyé la maison. (Ontem, eu limpei a casa.)
  • La semaine dernière, j'ai voyagé à Paris. (Na semana passada, eu viajei para Paris.)

Expressões de Horário:

  • Le matin (de manhã)
  • L'après-midi (à tarde)
  • Le soir (à noite)
  • À midi (ao meio-dia)
  • À minuit (à meia-noite)


Nenhum comentário:

Postar um comentário