O futuro em inglês

Liçao 5

Como usar o futuro em inglês?

Existem várias maneiras diferentes em inglês de falar sobre o futuro. Esta página é uma introdução aos mais importantes.


O verbo auxiliar will é usado para fazer predições ou afirmações simples sobre o futuro:


1.       The sun will rise at 6.30 tomorrow(O sol vai nascer às
06h30min amanhã);


2.       Lunch break today will be 10 minutes longer than usual. (A pausa para o almoço de hoje será 10 minutos a mais do que o habitual);


3.       In the year 2050 all students will have their own computers in school. (No ano de 2050, todos os alunos terão seus próprios computadores na escola);


4.       If you help me, I will help you. (Se você me ajudar, eu vou te ajudar);


5.       Do you think she will come soon? (Você acha que ela virá em breve?);


6.       You won't pass your exams if you don't start working harder. (Você não passará nos exames se não começar a trabalhar mais);


7.       I know my parents won't let me go to the party. (Eu sei que meus pais não me deixam ir à festa);


8.       Will it snow for Christmas? (Nevará para o Natal?);


9.       I know she's sick, but will she be back in school tomorrow? (Eu sei que ela está doente, mas ela vai voltar para a escola amanhã?).


Intenções


O verbo auxiliar going to é usado em falar sobre intenções. (Uma intenção é um plano para o futuro que você já pensou):



1.       We're going to buy a new car next month. (Vamos comprar um carro novo no próximo mês);



2.       I'm going to work in a bank when I leave school. (Eu vou trabalhar em um banco quando eu sair da escola);



3.       In the New Year I'm going to stop eating so much junk. (No novo ano vou parar de comer tanto lixo);


4.       He's not going to go to the dance. He's got too much work. (Ele não vai ao baile. Ele tem muito trabalho);



5.       I'm not going to watch TV until my science project is finished. (Eu não vou assistir TV até que meu projeto de ciências termine);


6.       Are you going to play basketball after school? (Você vai jogar basquete depois da escola?);



7.       What are you going to have for lunch today? (O que você vai almoçar hoje?).



NOTA: Going to é frequentemente usado no passado para falar sobre uma intenção não cumprida. Exemplos:


1.       I was going to study for my grammar test, but I had no time (Eu iria estudar para o teste de gramática, mas não tinha tempo);


2.       He was going to call you, but he couldn't find his mobile phone(Ele ia ligar para você, mas ele não conseguiu encontrar o celular dele).


3.       My grandmother was going to visit us, but she fell and broke her arm. (Minha avó ia nos visitar, mas ela caiu e quebrou o braço).



Arranjos


O tempo presente contínuo é usado em falar sobre arranjos. (Um arranjo é um plano para o futuro que você já pensou e discutiu com outra pessoa):



1.       I'm meeting my mother at the airport tomorrow. (Vou me encontrar com minha mãe no aeroporto amanhã);


2.       Our grandparents are visiting us this Christmas. (Nossos avós nos visitam neste Natal);


3.       Sorry, I can't stay after school today; I'm playing tennis. (Desculpe, não posso ficar depois da escola hoje; Eu estou jogando tênis);


4.       My sister's going to the dentist tomorrow. (Minha irmã vai ao dentista amanhã).


Eventos agendados

O tempo presente simples é normalmente usado para se referir a eventos futuros que estão programados (e fora do nosso controle):


1.      Hurry up! The train departs in 10 minutes. (Se apresse! O trem parte em 10 minutos);


2.      I leave São Paulo at 5 o'clock in the morning and arrive in New York at midnight
the next day.
(
Saio de São Paulo às 5 da manhã e chego em Nova York à meia-noite do dia seguinte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário