Pronuncia da letra r e rr em espanhol


Nesta lição a gente vai aprender quais são os casos quando a letra r (ou rr) tem som forte ou suave em espanhol. Aparentemente parece difícil, mas é bem fácil e com um pouco de prática podemos falar direito sem problemas.





Pronuncia suave

1) r entre vogais
2) vogal+ r + consoante
3) pr, br, cr, tr, gr, fr, dr
4) palavra terminada em r

Pronuncia forte

1) A palavra começa por r
2) nr, ls, sr
3)  rr entre vogais


 r com som suave

1) r entre vogais

caracol (caracol)
oscuro (escuro)
amarillo (amarelo)
acuarela (aquarela)

Tengo un coche amarillo.
Eu tenho um carro amarelo.

Hoy el cielo está oscuro.
 Hoje o céu está escuro.

2) vogal + r + consoante

carga (carga)
verde (verde)
harpa (harpa)
marco (moldura)

El barco llevaba una carga pesada.
O barco levava uma carga pesada.

Me gustan los bosques muy verdes.
Eu gosto de florestas muito verdes.

3) Nas palavras que terminam em r

doctor (doutor)
poder (poder)
mejor (melhor)
dolor (dor)

Siento mucho dolor en la pierna.
Eu sinto muita dor na perna.

Es mejor volver a casa temprano.
É melhor voltar para casa cedo.

4) pr, br, cr, tr, gr, fr, dr

cráter (cratera)
broma (brincadeira)
prisa (pressa)
tractor (trator)

El tractor se averió de nuevo.
O trator quebrou de novo.

En la luna hay muchos cráteres.
Na lua tem muitas crateras.


 r com som forte

1) lr, nr ou sr

alrededor (ao redor)
Israel (Israel)
honra (honra)

Tu mejor amigo vive en Israel.
Seu melhor amigo mora em Israel.

Volveré alrededor de las cuatro.
Eu voltarei por volta das quatro horas.

2) Na palavra que comença por r

ratón (rato)
Roma (Roma)
raro (esquisito)
ruido (barulho)

Mi hermana vive en Roma.
Minha irmã mora em Roma.

Al gato le gusta cazar ratones.
O gato gosta de caçar ratos.

3) rr entre vogais

correo (correio)
parrilla (grelha)
barrera (barreira)
carro (carro)

Voy a enviar toda la información por correo.
Eu vou mandar todas as informações por correio.

Me gusta mucho la carne a la parrilla.
Eu gosto muito de carne grelhada.
 

   Vídeo 2:





4 comentários: